parallax background

Arquitetura  Organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.

ESPECIALIDADES DA ARQUITETURA

Arquitetura Residencial

Compreende uma gama sem limites de estilos de projetos, entre os quais se sobressaem os clássicos, os modernos e os rústicos. A maioria deles, contudo, preza características como conforto, praticidade e funcionalidade. Nas últimas décadas, novos ambientes ganharam destaque em projetos residenciais, como closets, home-office e academia, recebendo a mesma atenção dos tradicionais cômodos de uma casa, inclusive uma tendência que chegou é a integração entre sala, cozinha e espaço gourmet. Espaços que vem a valorizar o ser humano, á família e amigos.

Fonte: Galeria da Arquitetura

Arquitetura de Interiores

Para realizar as modificações necessárias, o profissional cria um layout, pensa na disposição dos móveis e espaços para circulação e descanso. Além disso, leva em conta a ergonomia, luminosidade, acústica e tamanho dos ambientes. Pensamos na sua funcionalidade, decoração e conforto (iluminação e cores). Para isso, é feita uma planta e uma lista dos materiais que serão utilizados na construção junto com o que o cliente precisa no ambiente. O arquiteto acompanha a execução da obra juntamente a um engenheiro civil, quando necessário, sempre atento à mão de obra e aos gastos. Focando na estética dos ambientes, assim como na gerência dos custos. Cabe a ele desenhar móveis sob medida ou encontrar mobiliários que irão compor o espaço, além de ajudar o cliente a comprar itens de decoração, por exemplo. O objetivo é criar um ambiente harmônico, funcional e aconchegante, seja para um escritório, uma residência ou qualquer outro local.

Fonte: Unipê

Arquitetura Urbanística

O urbanismo é a área que estuda e planeja a organização pública de uma cidade, de modo a tornar uma zona urbana melhor para as pessoas, para as empresas e para todos, explorando todo o potencial económico, estético, social e profissional de uma área urbana, suburbana ou rural. Efetuando tarefas como planejamento de ruas, parques, construções, bairros, sinalização e trânsito entre muitas outras coisas essenciais em qualquer cidade. O seu trabalho é normalmente acompanhado por arquitetos e geógrafos. Um profissional desta área (muitas vezes junta com Arquitetura) atua principalmente em municípios e órgãos públicos, ou mesmo para algumas empresas ou lojas para definir modos de chamar a atenção de possíveis clientes.

Fonte: Explica Tudo

Arquitetura Paisagismo

Paisagismo é a criação de projetos de áreas verdes englobando tudo que interfere na paisagem externa e interna nas edificações. O paisagista pode utilizar inúmeros elementos construtivos: piscinas, quadras esportivas,adegas, quiosques, churrasqueiras, acessos e escadas, pisos, muros e iluminação, além da escolha da vegetação que melhor se adapte à iluminação e solo do local. Os espaços livres urbanos são um dos principais campos de trabalho da Arquitetura da Paisagem. O paisagista trabalha com composições de arte e ciência para esquematizar um ambiente físico com elemento que o irão compor. É uma maneira de desafiar a criatividade e criar possibilidades de interação do humano com o ambiente em que estiver frequentando. O paisagista ou arquiteto paisagista precisa não só ter conhecimentos de arte e ciência, como também degeologia etopografia, sistemas climáticos e aquáticos e demais conhecimentos da natureza.

Fonte: Explica Tudo

Outras atuações da arquitetura:

- Restauro de edificações;
- Comunicação Visual;
- Fotografia especializada em arquitetura;
- Luminotécnica;
- Tecnologia da construção;
- Acompanhamento e Administração de obras;
- Desenho de Mobiliário;
- Pesquisa cientifica e tecnológica;
- Cenografias;
- Visualização arquitetônica em 3D;
- Maquetes físicas;
- Designer gráfico de animação;
- História;
- Design de Mobilidade Urbana;
- Sustentabilidade.

Arquitetura de Varejo

Diferentemente da arquitetura tradicional, que se preocupa com os gostos do cliente, a arquitetura de varejo leva em conta o público-alvo que o comerciante quer atrair. Esses profissionais trabalham de forma interdisciplinar eunem conhecimento arquitetônico com estratégias de marketing para alavancar as suas vendas. Caso a sua intenção seja atrair mais clientes, esse é o tipo de profissional certo para você. O projeto arquitetônico certo para o seu negócio é aquele que leva em conta o público-alvo pretendido. Ao planejar o novo visual, o comerciante deve sempre levar em conta que não existe um estilo que vai agradar a todos. Certos ambientes são atraentes para certo segmento da população e, ao mesmo tempo, incômodos para outro. As estratégias de vendas e marketing no varejo trabalham com estimativas e personas, e não há por que ser diferente com a arquitetura. O local onde sua loja vai estar instalada também faz diferença na hora de decidir por um projeto arquitetônico. Em uma rua, avenida movimentada, e mesmo dentro de um shopping, onde existem diversas lojas com fachadas chamativas, é fácil seu espaço ficar invisível. Um arquiteto especializado em varejo vai levar tudo isso e mais em consideração na hora de elaborar o projeto da parte externa e interna da sua loja. Ao pesquisar o tipo de público que transita ali e o comércio já existente, um bom profissional vai ser capaz de projetar uma fachada que se destaque em meio às outras. Outro elemento físico que deve ser levado em consideração na hora de planejar a arquitetura do seu estabelecimento é o espaço de circulação de pessoas ali dentro. A posição de cada produto, o uso de estantes ou outros tipos de expositores, a largura dos espaços de circulação de pessoas e a localização do balcão do caixa são todosfatores que influenciam os clientes na hora da compra. Por último, não podemos nos esquecer decriar uma experiência prazerosa para o cliente. Ter uma iluminação apropriada e uma temperatura controlada são essenciais para garantir o conforto dentro do seu estabelecimento. Elementos como as cores, mobília e decoração também não podem ser deixados de lado, pois ajudam a definir como as pessoas vão se sentir dentro da loja. Pois o espaço deve ser planejado com o intuito prático de vendas e não apenas para ser esteticamente atraente.

Fonte: Plexo Arquitetura

Arquitetura Corporativa

O principal desafio é a criação de ambientes funcionais, adaptados às necessidades de agilidade nos processos, comunicação eficaz e alta produtividade. Nos projetos atuais, há uma grande preocupação com o elemento humano, que se tornou peça fundamental no sucesso de uma empresa e não mais uma peça de engrenagem, preocupação esta que gera maior produtividade dentro de um ambiente de trabalho, seguindo as diretrizes fornecidas pelo cliente. A revolução do mercado forçou as empresas a uma reestruturação organizacional e tecnológica. A intensificação da concorrência resultou na procura por soluções arquitetônicas que tornem os ambientes não só funcionais, mas também confortáveis e sofisticados. Em projetos corporativos, climatização dos ambientes, iluminação eficaz, acústica adequada, infraestrutura correta para receber modernos sistemas de cabeamento, elétrica e equipamentos de ponta e ainda ergonomia do mobiliário são apenas algumas das inúmeras soluções a serem planejadas. E todos esses aspectos precisam estar integrados e se relacionarem fortemente com a imagem, marca, missão, visão e valores da organização. Isso sem falar de legislação trabalhista, normas regulamentadoras, prevenção contra incêndio, rotas de fugas, sinalização e pisos adequados, acessibilidade etc. “Criar e personalizar um projeto envolve a integração do meio ambiente ao perfil do cliente”. Essa é a missão que a arquitetura corporativa vem cumprindo e aprimorando neste mercado cheio de desafios que o mundo corporativo impõe nos dias atuais.

Fonte: Fórum da Construção

“O ARQUITETO FAZ DO PROJETO UMA EDIFICAÇÃO... E O MORADOR TORNA A EDIFICAÇÃO O SEU LAR”

Arquitetura Contemporânea mescla todos os movimentos, tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas nos tempos atuais.


Urbanismo Intervenções da arquitetura com a natureza. Interagir com o meio ambiente durante as quatro estações do ano de forma sustentável, unindo conforto, beleza e praticidade.